Service Unit Closure
João Espregueira-Mendes, professor catedrático da Escola de Medicina da Universidade do Minho, investigador do laboratório associado ICVS/3B's e do Centro de Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS) e fundador das Clínicas Espregueira, tomou posse como presidente da Sociedade Mundial de Traumatologia Desportiva (ISAKOS) para o período 2025-27, após uma eleição que envolveu representantes de 114 países. A cerimónia decorreu a 11 de junho, no congresso anual daquela entidade, que juntou cerca de 3000 participantes em Munique, Alemanha.
João Espregueira-Mendes tornou-se o primeiro português e ibérico a liderar a principal sociedade mundial da área, após ter presidido à homóloga da Europa - a Sociedade Europeia de Traumatologia Desportiva, Cirurgia do Joelho e Artroscopia (ESSKA) - entre 2012 e 2014. O seu percurso académico inclui mais de 400 apresentações em 52 países, além de 300 publicações, 90 capítulos de livros, 22 livros, 8 patentes e 11 prémios.
A ISAKOS tem mais de três mil membros de cem países e João Espregueira-Mendes considerou "um orgulho e uma honra enormes" chegar à presidência, a qual roda pelos cinco continentes e, portanto, um europeu é eleito de dez em dez anos. O médico sublinhou a importância deste marco para a medicina lusófona, esperando abrir portas às novas gerações e reforçar o papel de Portugal na vanguarda da medicina desportiva.
Neste âmbito, o responsável foi homenageado em maio de 2025 no Congresso MSKC, na Índia, e logo depois no próprio Congresso da ISAKOS, em Munique, neste caso com o "Lifetime Achievement Award", a maior distinção da Patellofemoral Foundation, a principal organização mundial ligada a problemas da rótula.
O novo cargo de João Espregueira-Mendes foi considerado "o momento mais prestigiante de sempre da medicina desportiva portuguesa", segundo um comunicado das Clínicas Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence, que têm sede no Porto e estão presentes em oito centros de Medicina Regenerativa em Portugal e num hospital em Espanha (Vitória).